Projetos de Fomento
PROJETOS DE FOMENTO
O Programa Paraná Anjo Inovador, promovido pela Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA) do Paraná, é uma iniciativa de grande destaque no cenário de fomento a startups no Brasil pois é considerado um dos maiores programa de incentivo financeiro público destinado a startups do país.
O principal objetivo do programa é impulsionar a cultura de inovação e o empreendedorismo em todo o Estado do Paraná, por meio do incentivo financeiro público a startups.
No final de 2023, o projeto SmartCube foi contemplado no programa Paraná Anjo Inovador , com foco no desenvolvimento de ações que levem à certificação do SmartCube junto à ANVISA e o início de sua comercialização.


O Programa de Formação de Recursos Humanos em Áreas Estratégicas (RHAE) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), é uma iniciativa crucial para fortalecer a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação (PD&I) alinhados a Nova Industria Brasil (NIB). Seu objetivo principal é inserir profissionais altamente qualificados, como mestres e doutores, em empresas para atuarem em projetos de inovação.
Neste conexto, em 2022, a LEISS (D. M. Silva & Cia Ltda) foi aprovada na Chamada CNPq/SEMPI/MCTI nº 021/2021 – Programa RHAE – Linha 2 – Start-Ups (proc. 424124/2021-1), sendo um divisor de águas para fortalecimento da equipe técnica da empresa e expansão do conhecimento necessário para a evolução do SmartCube.
O Centelha é um programa nacional que busca estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no país.
No estados do Paraná ele é resultado união de esforços da Fundação Araucária, Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI) e da Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (FINEP-MCTI) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), Fundação CERTI, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FAPPR).
O nome “Centelha” remete à ideia de uma faísca ou chama, representando o primeiro impulso para quem quer empreender. E é esta faísca que fornece a energia inicial para a abertura e desenvolvimento da LEISS, proporcionando um financiamento inicial e uma bolsa Especialista Visitante, nível 3, do CNPq para o desenvolvimento do MVP (Produto Mínimo Viável) do SmartCube.
